LOCALIZAÇÃO

CONTATO

NOSSOS SERVIÇOS

LINKS RELACIONADOS

Rua Zurick, 166 - Bairro: Calafate - Belo Horizonte CEP: 30411-575

(31) 3077-1848 

(31) 3504-9717 

(31)9717-5050

Buscar
  • Edu Ar Condicionado

Instalar Ar-Condicionado em Carros Antigos é Possível?



Ninguém merece ficar parado no trânsito sem ar-condicionado no verão. O calor parece que vem de todos os lados, do assoalho, do motor, do teto. Para quem quiser um pouco de conforto, é possível sim instalar o equipamento em carros antigos.

Mas já vou falando a real, quando ele é um item “de fábrica”, o projeto do carro é diferente: radiador, molas da suspensão, instalação elétrica, tudo é dimensionado para os impactos de um ar-condicionado no funcionamento do veículo como um todo.



Portanto, a probabilidade de você ter dor de cabeça é muito menor quando ele vem de fábrica do que se você fizer a instalação posteriormente. Então, a melhor opção, se seu bolso permitir, é trocar de carro. A grana está curta? Então vamos ver quais os cuidados para fazer uma boa instalação.

– Não recomendo a instalação de peças usadas

É o famoso “barato que sai caro”. Se você está pagando por peças novas, acompanhe a instalação e certifique-se de que elas são realmente novas. Existem oficinas que usam compressor e evaporador usados. Estes são os componentes mais caros da instalação e terão durabilidade reduzida no caso de peças usadas.

– Toda a conexão deve ser muito bem feita

Basicamente, o sistema é composto por um gás (134 A), que fica circulando por vários componentes com momentos de alta e baixa pressão.Lembre-se que o carro vibra, cai em buracos, faz curvas, e não pode haver qualquer vazamento, mesmo que seja do tamanho de um fio de cabelo.

– Quando o vazamento é muito pequeno, o ar-condicionado pode até funcionar por cerca de um mês, e depois para

É o tempo necessário para o gás escapar. E tem gente que, nestes casos, pede apenas para recolocar o gás. Não poderia estar mais errado! Primeiro, é preciso identificar o vazamento, depois recolocar o gás. Já falei sobre isso em uma coluna anterior.

– Cobre do instalador a atenção necessária aos fios, fusíveis e relês

Outro ponto frágil de algumas instalações é a parte elétrica. Alguns carros já possuem de fábrica o chicote elétrico apropriado, mas outros não. Quando mal dimensionados, eles podem derreter devido a sobrecarga. Inclusive a bateria original deve ser substituída por outra de amperagem maior.

– Ar-condicionado pesa e consome parte da potência do motor

Se o carro é 1.0, prepare-se para desligar o acessório em subidas e serras. Você passará algum desconforto em relação ao desempenho do motor, e provavelmente verá aumento do consumo de combustível.

– Não espere por valorização do carro na hora da revenda

Financeiramente vale a pena? Você deve focar em benefícios que o ar-condicionado pode oferecer, como conforto e segurança. Até porque ar-condicionado colocado fora da fábrica não é bem visto pelo mercado, por causa da quantidade de problemas que costumam aparecer quando a instalação é malfeita.

– Veículo com ar é mais fácil de vender?

Sim, os dois acessórios mais importantes dos carros atualmente são direção hidráulica (ou elétrica) e ar-condicionado. Mas consulte os sites de reclamações antes de decidir onde fazer a instalação. É melhor perder alguns dias pesquisando do que passar aborrecimento com uma instalação ruim.





6 visualizações
TELEFONE ISTALAÇAO AR CONDICIONADO CARRO